Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 14/08/2017, às 12h44
Você sabe qual é a importância do teste de usabilidade?

Como todo sistema, os sites podem apresentar problemas que são identificados apenas por meio de um teste de usabilidade. Neste artigo, explicaremos para que serve e como aplicar um teste eficiente. Quer proporcionar uma melhor experiência ao seu usuário? Então continue a leitura!

Afinal, o que é teste de usabilidade?

De modo geral, o teste de usabilidade é uma técnica utilizada para avaliar um produto ou serviço. Para o caso de sites e softwares, ele serve para verificar se o sistema atende à necessidade real do usuário. Se for bem aplicado, o resultado encontrado mostrará claramente as dificuldades e pontos positivos da experiência dos consumidores.

Para que serve?

Por meio do teste de usabilidade, é possível identificar falhas ou outros processos problemáticos — como dificuldade de navegação, lentidão ou travamentos. Ao identificar problemas e possibilitar a correção, ele contribui largamente para entregar uma melhor UX (User Experience ou Experiência do Usuário), uma vez que a navegação será fluida e dinâmica no produto final.

Como ter sucesso com seu site?

Os testes de usabilidade permitem um aspecto mais amplo do site ao oferecerem a ótica do público-alvo. Por isso, é importante observar usuários reais navegando para entender melhor suas necessidades e anseios, além de dificuldades e falhas técnicas, que podem levá-los a abandonar tarefas e não atingir o objetivo do site. Um site de sucesso precisa eliminar todas as possíveis frustrações do usuário e entregar uma boa experiência do design às funcionalidades. 

Como começar a colocar o teste de usabilidade em prática?

Para colocar o teste de usabilidade em prática, é necessário simular ações de rotina do site ou do software, com o objetivo de analisar o comportamento dos usuários durante o uso do sistema. Assim, o primeiro passo é definir o objetivo principal do teste e as métricas que devem ser levadas em consideração durante a análise: o que você quer testar e como as hipóteses serão validadas. Para organizá-lo, o ideal é contar com uma sala confortável, um laboratório de testes ou um ambiente online. Mas se isso não é possível na sua empresa, você pode buscar os serviços de uma agência especializada no recrutamento de testadores online.

Por que contar com uma agência especializada?

Uma agência especializada tem experiência na execução de testes. Assim, além de oferecer maior comodidade aos testadores, ela garantirá que a margem de erros seja minimizada. O resultado de tudo isso será um site amigável ou um software com boa funcionalidade e aceitação para a sua empresa.  E cabe ressaltar que tudo isso contribui para a redução dos custos de manutenção e suporte técnico no futuro.

Fonte: https://souldigital.com.br/blog/voce-sabe-qual-e-a-importancia-do-teste-de-usabilidade

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com