Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 09/06/2015, às 19h18
Em cinco anos, nuvem passará por revolução

Algo grande mudará o que se conhece atualmente como computação em nuvem. Urs Hölzle, vice-presidente de infraestrutura da Google, acredita que a formatação do que é cloud hoje em dia será irreconhecível dentro de cinco anos, de tanto que o conceito se transformará.

O especialista desafia: pense quão inteligente era um smartphone em 2007, pouco antes do iPhone ser lançado. “Compare aqueles telefones com os aparelhos atuais”, sugere.

O executivo, que ajudou a gigante de buscas a construir sua plataforma de cloud, acredita que o mercado passará por uma evolução similar à vivenciada no campo dos celulares. “Estamos muito no início de tudo. Logo, há bastante espaço para crescer”, define.

E onde a nuvem enfrenta desafios para se expandir nos moldes atuais? Segurança continua a ser um dos grandes inibidores para sua adoção. No futuro, Hölzle acredita que isso poderá ser justamente uma das principais razões pelas quais as organizações adotarão cloud computing.

Provedores de nuvem evoluíram significativamente os recursos de segurança de seus sistemas cloud. Agora, colocar aplicações em uma dessas nuvens dependerá de quanto esse sistema será configurado para aquele ambiente.

O mercado de nuvem evoluiu significativamente nos últimos anos. Há três anos, o conceito evoluiu em recursos disponíveis e diminuição de preços. No futuro, a expectativa é que cloud seja um padrão, com ambiente de desenvolvimento e hospedagem ultra seguro.

Fonte: Agile Data Center

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com