Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 01/06/2015, às 18h08
O Valor do Design

Por anos, muito se falou sobre o valor do design estratégico no fortalecimento da industria, seja ela de qualquer ramo. Porém, o profissional de design tem enfrentado vários desafios para conseguir ajudá-la.

Para afirmar o poder do design o Design Management Institute, em parceria com a empresa de consultoria em inovação Motiv, realizou uma pesquisa com 75 marcas de bens e serviços, entre elas: Apple, Walt Disney, Nike, Procter & Gamble, Starbucks e Coca-Cola.

Essas são algumas das empresas  apontadas como design driven companies (empresas guiadas pelo design). Segundo o levantamento, os resultados obtidos por elas chegam a ser 228% superiores a outras marcas, que não tão importância primordial ao design. 

A pesquisa resultou em um sistema, intitulado como: The Design Value System (DVS), que busca analisar vários requisitos, entre eles:

Comunicar o valor do investimento em design;

Avaliar a maturidade da empresa;

Avaliar o índice de referência nas áreas em que o design agrega valor.

O sistema DVS é dividido em três componentes: The Design Value Index, The Design Maturity Scorecard  e Design Value Map.

O The Design Value Index (DVI), financiado pela Microsoft, começou a analisar o desempenho das empresas norte-americanas comprometidas com o projeto como uma parte integrante da sua estratégia de negócios. Concluído em 2013, o DMI acompanhou o valor de 15 empresas de capital aberto que preencheram os critérios específicos de gestão de design, monitorando o impacto de seus investimentos no projeto em valor das ações ao longo de um período de dez anos, em relação ao total S & P Index.

“Nos últimos 10 anos, as empresas guiadas pelo design mantiveram vantagem significativa de 228% no mercado de ações em relação as demais.”

O The Design Maturity Scorecard (DMS), fornece uma ferramenta de mapeamento simples:

 Compreender o processo de maturidade da organização projeto;

 Criar uma estrutura para discussões estratégicas;

 Aliar o investimento de design à estratégia.

Por fim, o The Design Value Map (DVM), com base no modelo de Produtividade e Qualidade Conselho Americano (APQC), aponta as áreas funcionais em que o design agrega valor através de quatro parâmetros:

Finanças

Experiência do Cliente

Aprendizado e Crescimento

Processos Internos

Fonte: dmi.org

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com