Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 27/03/2015, às 15h42
BuzzFeed se prepara para abrir escritório no Brasil

O BuzzFeed, site que faz sucesso publicando conteúdo viral na internet, está expandindo sua operação no Brasil. Scott Lamb, vice-presidente da empresa, veio ao país para, entre outras coisas, encontrar um local para montar um escritório.

O BuzzFeed usa algoritmos e editores humanos para identificar conteúdo viral. O resultado é uma espécie de linha do tempo com notícias, curiosidades, charges humorísticas, vídeos e muitas listas no estilo “10 incríveis fantasias de última hora para o Halloween”.

A versão em português foi criada no final do ano passado, inicialmente com traduções de textos produzidos nos Estados Unidos. A tarefa de traduzi-los fica a cargo do site de ensino de idiomas DuoLingo.

Mas a empresa vem montando gradualmente uma estrutura local. Ela já tem três jornalistas no Brasil e está expandindo a equipe. Um dos objetivos disso é começar a produzir matérias jornalísticas no país.

“Queremos cobrir as eleições deste ano no Brasil. Nas últimas eleições presidenciais americanas, nós começamos a produzir conteúdo jornalístico nos Estados Unidos. Agora vamos fazer o mesmo no Brasil”, disse Scott Lamb a EXAME.com.

“Queremos encontrar uma maneira de cobrir as eleições que não seja igual à do restante da mídia”, completa ele.

Lamb não revela dados da audiência do site no Brasil. Ele diz que, em um ano, o crescimento foi de seis vezes. Mas é bom lembrar que, um ano atrás, o BuzzFeed nem sequer tinha um site em português. No mundo, a audiência mensal do BuzzFeed é de 130 milhões de usuários. 

70% dos acessos ao site acontecem nos Estados Unidos e 30% em outros países. Uma razão para isso é que a expansão internacional do Buzz Feed é relativamente recente. O site foi fundado em 2006, mas só no ano passado criou versões em idiomas diferentes do inglês.

A página mais visitada até hoje é um teste bem humorado. A pessoa responde a perguntas de múltipla escolha como “Qual é seu hino de balada predileto” e, no final, fica sabendo a qual estado americano ela “realmente pertence”. Esse teste já soma 40 milhões de visualizações.

Lamb não se ofende quando alguém diz que o BuzzFeed é um site especializado em fotos de gatinhos fofos. “No início eram listas e gatinhos fofos. Agora fazemos jornalismo também. Mas me orgulho muito dos gatinhos. Foram eles que atraíram o público para o BuzzFeed”, diz.

A empresa conta com 200 funcionários, sendo metade jornalistas. “Os outros cuidam das listas e dos gatinhos”, brinca Lamb.

Fonte: Exame.com

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com