Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 06/02/2015, às 16h44
Internet das coisas dominou última edição da CES

Desta vez não foram as TVs Ultra HD, nem os carros conectados e semi-autônomos, muito menos os smartphones ou vestíveis; o principal assunto que dominou a CES (Consumer Electronics Show, ou Show dos Consumidores de Eletrônicos, em português) 2015 foi a tão promissora Internet das Coisas – finalmente, afinal a gente já fala dela há bastante tempo! Parece que chegou a hora… Mais de 900 expositores, inclusive as gigantes LG, Samsung e Qualcomm para citar apenas alguns exemplos, aproveitaram o principal evento de tecnologia do ano para discutir e apresentar plataformas, conceitos e produtos que vão, de uma vez por todas, permitir que praticamente tudo ao nosso redor esteja online; conectado.

Nos concorridos estandes, pudemos ter uma prévia de como nossa vida vai se tornar ainda mais conectada daqui em diante. Uma série de aparelhos e sensores poderão ser controlados através dos nossos aplicativos móveis em tablets, smartphones e, claro, agora também os smartwatches. É interessante imaginar que poderemos controlar tudo à distância: eletrodomésticos, iluminação, fechaduras, cafeteiras…inclusive nosso próprio carro! 

Neste ambiente simulado pela Samsung, ao acordar e dar um breve comando de voz “bom dia” ao smartwatch, o quatro abre as cortinas lentamente, apaga o abajour e a cafeteira prepara o café – todos os equipamentos conectados entre si. A LG também aprimorou sua plataforma que conecta os eletrodomésticos da marca; através dele é possível comandar o aspirador de pó, geladeira, máquina de lavar, tudo à distância com mensagens de texto simples. O que parecia coisa de maluco se tornou realidade: conversar com seus eletrodomésticos.

A grande aposta é que a Internet das Coisas tem o potencial de transformar nossa sociedade e, principalmente, o modo como vivemos. É nisso mesmo que a indústria da tecnologia vai apostar cada vez mais daqui pra frente. Mas, por enquanto, a discussão de tudo conectado é mais interessante do que a prática em si, afinal um dos maiores problemas dos aparelhos conectados é que nem todos conversam entre si, uma vez que são desenvolvidos por empresas diferentes. Por outro lado, já existe uma iniciativa de criar uma aliança para definir um protocolo único no qual os equipamentos vão poder interagir um com os outros, independente da marca. 

Agora é pra valer! De 2015 em diante, a tendência é esta: o crescimento da Internet das Coisas e cada vez mais objetos conectados ao nosso redor. Prepare-se para viver em um mundo muito mais conectado e ter controle sobre tudo o que você imagina – ou quase tudo. É um futuro promissor…

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com