Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 23/01/2015, às 16h43
10 produtos de tecnologia que deixaram de existir em 2014

O ano que se encerra hoje foi de muitas despedidas no mundo da tecnologia. Além do fim oficial do Orkut, o Windows XP e a primeira versão do iPod também tiveram suas mortes anunciadas. Veja a seguir uma lista com produtos que deixaram de existir em 2014.

Orkut

A primeira rede social de muitos brasileiros saiu do ar em 2014. Lançado há 10 anos, o Orkut reunia cerca de 4 milhões de usuários ativos até junho. Mas o crescimento do Google+, do YouTube e outros serviços levou o Google a fechar o site no dia 30 de setembro.

iPod

A Apple deixou de vender o primeiro modelo do iPod em 2014. Lançado há 13 anos, o player de música não é mais comercializado desde 9 de setembro. Para Tony Fadell, um dos criadores do gadget, a popularização do streaming está entre as causas da morte do iPod.

Windows Live Messenger

A China foi o último país a se despedir do Windows Live Messenger. Criado em 1999 como MSN Messenger, o serviço de troca de mensagens não resistiu ao tempo e saiu do ar em outubro - conforme noticiou a BBC. No Brasil, o serviço foi desativado em março de 2013.

Windows XP

Desde 8 de abril, a Microsoft não oferece mais suporte para Windows XP. Na prática, a medida representou a morte do sistema operacional lançado há 13 anos. De acordo com a empresa, a prioridade agora é oferecer suporte para novos produtos - como o Windows 8.

Pirate Bay

Uma operação policial realizada em 9 de dezembro na cidade sueca de Estocolmo foi responsável por tirar do ar o Pirate Bay. A ação foi motivada pela suspeita de que o portal de downloads infrigia direitos autorais. O site havia sido criado há 11 anos.

Smartphone da Nokia

Ter um smartphone da Nokia virou coisa do passado. Após vender seu negócio de celulares para a Microsoft, em abril, a Nokia deixou de emprestar seu nome a smartphones em novembro. No mesmo mês, saiu o Lumia 535, o 1º smartphone da linha Lumia sem a marca Nokia.

Flappy Bird

Ninguém entendeu quando o desenvolvedor de games Dong Nguyen anunciou que tiraria o Flappy Bird de circulação em fevereiro de 2014. O criador do jogo o considerou "viciante". Em agosto, o game foi relançado apenas para Amazon Fire. Mas aí, a febre já tinha passado. 

Clip Art

No começo do mês, a Microsoft anunciou que deixaria de oferecer aos usuários a opção de trabalhar com ilustrações Clip Art. Essas imagens eram muito usadas nos primeiros anos do Office. Porém, o uso das ilustrações vinha diminuindo e a Microsoft decidiu extingui-las.

Facebook Poke

O app Facebook Poke foi uma tentativa (sem sucesso) do Facebook de vencer o Snapchat. Com funções parecidas, o aplicativo foi lançado em dezembro de 2012. Como não conquistou o público, o app saiu da App Store em 9 de maio - conforme noticiou The Verge.

PlayStation Portátil (PSP)

A Sony anunciou em junho que vai deixar de vender o PlayStation Portable, mais conhecido como PSP. De acordo com CNET.com, a empresa pretende dar mais atenção ao PlayStation Vita, seu novo console portátil. Lançado  em 2004, o PSP só chegou ao Brasil em 2011.

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com