Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 12/12/2014, às 14h28
Google é capaz de lançar 20 balões de internet por dia

O Google revelou alguns detalhes do projeto Loon, que usará balões para levar internet para áreas remotas. Entre os dados, a empresa indica que os balões estão muito mais resistentes, capazes de permanecer 100 dias no ar, 10 vezes mais do que no ano passado. 

A empresa também fez grandes progressos nas técnicas para inflar balões, conseguindo preenchê-los com gás em apenas 5 minutos. Desta forma, a empresa é capaz de lançar até 20 balões por dia, muito mais do que era possível antigamente. 

Outro dado interessante é que os balões que já foram lançados pelo Google, que podem flutuar pela estratosfera e subir e descer para se adequar às correntes de ar, já navegaram por cerca de 3 milhões de quilômetros, o que seria suficiente para quatro viagens de ida e volta até a lua. 

Esta técnica de navegação foi apurada nos últimos tempos. De acordo com a empresa, as simulações constantes de tragetórias fazem com que os balões cheguem aos seus destinos com muito mais precisão do que inicialmente. Em um dos casos, foi possível viajar cerca de 9 mil quilômetros e ficar apenas a 1,5 km do destino, apenas calculando as correntes de vento´s estratosféricos. 

A expectativa da empresa é fechar parcerias com as empresas de telecomunicações para distribuir o sinal, o que significa que provavelmente não será o Google que distribuirá o sinal, mas companhias como TIM, Claro, Oi e Vivo. Elas terão acesso aos balões para transmissão da estratosfera, com custos que devem ser menores do que a implantação de toda a infraestrutura necessária.

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com