Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 09/12/2014, às 15h38
Reino Unido quer identificar quem está (ou estava) usando a internet

De acordo com a BBC, a Secretária de Assuntos Internos do Reino Unido, Theresa May, está propondo uma lei que obriga os provedores de internet a guardar registros sobre conexão de usuários, ou seja, qual IP (Protocolo de Internet) estava atribuído a um computador ou celular em determinado momento.

Segundo o governo, a medida visa melhorar a segurança nacional, já que vai ajudar a polícia a identificar criminosos, hackers e suspeitos de terrorismo. A proposta deve seguir para o Parlamento nesta quarta-feira.

Cada equipamento – computador, celulares e outros –  que se conecta à internet possui um endereço IP, mas ele pode mudar dependendo da situação (quando o aparelho é reconectado, por exemplo). Com a nova lei, os provedores deverão guardar os registros de uso do IP. Com isso, é possível identificar o titular do provedor, mas nem sempre o indivíduo de fato.

A proposta vem depois de o Partido Liberal Democrata (de ideologia centro a centro-esquerda) se opor a uma lei mais ampla, pela qual forças de segurança poderiam acessar os dados de comunicação. A nova lei parece similar ao Marco Civil da Internet no Brasil, que obriga os provedores a guardar registros de IP durante 1 ano.

 

Fonte: BBC

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com