Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 17/11/2014, às 15h53
100 pessoas têm algumas semanas para decidir o futuro da internet

Até o dia 27 de novembro um grupo formado por pouco menos de 100 pessoas precisa chegar a um consenso para decidir o futuro da internet global. E boa parte desse debate ocorrerá por e-mail.

O grupo em questão é o CWG, que está encarregado de reorganizar o trabalho que vem sendo tocado há 14 anos pelo ICANN, organização responsável pela distribuição de domínios na rede e que deixará as funções (conhecidas como IANA).

Conforme explica o The Register, o CWG é formado por 19 membros oficiais e 78 participantes. Na quarta-feira, 22, eles realizaram sua terceira conferência sobre a substituição do ICANN. Tanto a terceira, quanto a primeira, em 6 de outubro, ocorreram via telefone. Só a segunda reunião foi presencial, em Los Angeles, na Califórnia.

De lá pra cá, dois copresidentes da organização abandonaram seus postos, sendo substituídos a tempo para a conversa de ontem, que não parece ter sido muito produtiva. Na primeira meia hora foram discutidos pontos como "o CWG deve operar de forma transparente" e "todas as propostas do CWG devem assegurar a estabilidade contínua e a segurança da internet".

Os próximos 30 minutos se foram em meio a uma proposta de dividir o trabalho em subgrupos, então a meia hora seguinte foi ocupada pelos presentes que se voluntariavam para atuar em cada subgrupo. Como isso gerou confusão, ficou acertado que os interessados deveriam se voluntariar novamente, por e-mail, após o fim da conferência.

Nos 30 minutos finais as pessoas apenas organizaram a próxima reunião, que deve ocorrer presencialmente em Amsterdam entre 19 e 20 de novembro - cerca de 1/6 do grupo poderá participar.

As deliberações precisam terminar no dia 27 de novembro. Até lá o CWG precisa ter uma proposta concreta sobre como levará adiante o trabalho do ICANN, que influencia milhões de pessoas no mundo. E o The Register lembra que no mesmo dia 27, uma quinta-feira, ocorre o Dia de Ação de Graças norte-americano, um feriado mais popular no país do que o Natal.

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com