Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 03/02/2014, às 17h10
10 anos do Facebook: relembre a história da maior rede social do mundo

O Facebook comemora seu aniversário de 10 anos nesta terça-feira, 4/2, uma ocasião interessante para reflexões sobre o passado e especulações sobre o futuro da maior rede social do mundo.

Mark Zuckerberg lançou o site, então chamado “Thefacebook”, diretamente do seu dormirtório na Universidade de Harvard em 4 de fereveiro de 2004, juntamente com seu ex-sócio, o brasileiro Eduardo Saverin. A página foi concebida como uma maneira de conectar os estudantes, e permitir que eles criassem uma identidade online para eles.

Desde então, a rede social tomou boa parte do planeta, com mais de 1,2 bilhão de usuários atualmente – cerca de 1/7 da população mundial – usando o site mensalmente, de acordo com números recentes da própria empresa.

Zuckerberg refletiu sobre a marca de 10 anos do Facebook durante uma conferência de mercado no Vale do Silício na última semana. Como esperado, no início ele não esperava que o site fosse se tornar tão grande e/ou influente. Após lançar a versão inicial, “foi incrível ter esse utilitário e comunidade na nossa escola”, afirmou o jovem bilionário durante o evento Open Compute Project Summit.

Ele pensou na época que alguém faria um site desses algum dia. “Não tinha me ocorrido que poderia ser a gente.”

Desde então, o Facebook e seu negócio, já que agora é uma empresa pública com ações na bolsa, mudaram dramaticamente. Há mais de um trilhão de atualizações de status, posts de textos e outros conteúdos na página – a empresa está tentando indexar tudo isso como parte da sua ferramenta de busca chamada Busca Social (Graph Search).

A companhia foi lenta para reagiar ao cada vez mais importante mercado mobile, e quando entrou na bolsa, em 2012, os investidores estavam céticos quando a sua possibilidade de monetizar o serviço em telas menores. Mas o resultado mais recente do Facebook aponta que mais de metade da sua receita de anúncios agora vem de dispositivos mobile.

Enquanto isso, o Facebook está tornando seu negócio de publicidade mais inteligente, usando ferramentas específicas para seus públicos mais relevantes.

A empresa também está experimentando com novas maneiras de apresentar conteúdo. Anunciou na última semana um aplicativo chamado Paper (foto abaixo), que fornecerá uma nova maneira para os usuários compartilharem fotos e notícias publicadas; o app estará disponível apenas para iPhone inicialmente.

Isso faz parte de um esforço mais amplo do Facebook que a empresa indicou na última semana de lançar uma variedade de aplicativos separados para tarefas diferentes.

A empresa também está tentando levar a Internet para mais pessoas no mundo, um esforço que tem parte filantropia e parte negócio uma vez que o Facebook quer alcançar seu próximo bilhão de usuários. Questionado sobre a razão para ter lançado o projeto, chamado de Internet.org, Zuckerberg afirmou que sente o peso da responsabilidade.

“Não existem muitas empresas no mundo que tem recursos e o alcance que o Facebook possui no momento”, disse.

A empresa ainda não afirmou como planeja celebrar seu 10° aniversário,  com exceção de que vai falar sobre como “mudou o mundo” na última década, e o que os próximos anos podem trazer.

E essa não é a única marca que Zuckerberg está celebrando: em maio, o jovem CEO completará 30 anos de idade.

Brasil

Segundo dados recentes da Serasa Experian, o Facebook completou em janeiro dois anos seguidos como líder no acesso de redes sociais no Brasil, bem à frente do segundo colocado YouTube, que está mais para plataforma social de vídeos do que uma rede social propriamente dita.

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com