Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 15/10/2013, às 15h03
Encontro de parques tecnológicos no Recife recebe 65 países para pensar no futuro das cidades

A inovação pode melhorar a vida das pessoas nas grandes cidades. É com esse mote que representantes de parques tecnológicos de 65 países se reúnem durante toda essa semana no Porto Digital do Recife Antigo na 30ª Conferência Mundial de Parques Tecnológicos. O Brasil não recebia o evento desde 1996, quando o Rio de Janeiro foi sede. Até sexta (18) serão realizadas palestras, sessões técnicas e workshops. Cada parque terá a chance de apresentar exemplos de melhorias para a vida urbana através da tecnologia.

Na abertura na manhã de terça (15), o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp disse que faz parte da estratégia do Governo federal hoje o apoio à inovação de parques tecnológicos. Ele citou os investimentos em programas com o InovaEmpresa e parcerias com o BNDES e Sebrae. “Estou convencido que que os parques tecnológicos podem fazer muitas melhorias para as cidades, trazendo soluções inovadoras em sustentabilidade, mobilidade, tecnologias assistivas e um bom ambiente para se morar”, disse. “Estamos dispostos a apoiar essa atitude de olhar para o futuro e trazer concepções novas sobre as cidades”.

O governador do Estado, Eduardo Campos, também esteve na abertura e lembrou que os parques tecnológicos estão atendendo às duas maiores demandas do Brasil hoje: mais qualidade de vida nas cidades e aumento da produtividade para alavancar a economia. “Hoje mais de 80% de nossa população vive nas cidades e uma minoria no campo. Por isso é preciso investir mais nos habitats de inovação”, disse em seu discurso. “Temos de ir ao encontro de quem desenvolve soluções com qualidade e poucos recursos”, disse depois em mini-coletiva.

Para o presidente do Porto Digital Francisco Saboya, o Porto Digital já teve grande importância na requalificação do Bairro do Recife. “Quem lembra de como era isso aqui há 30 anos atrás percebe que muito foi mudado desde que chegamos aqui. O Porto com a ajuda das empresas embarcadas já trouxe muitas melhorias para a cidade”. Um dos cases que serão apresentados pelo polo no evento será o Porto Leve, sistema de aluguel de bicicletas criada por uma empresa local e que foi levada primeiro para outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo para depois chegar por aqui.

 

Veja o vídeo do pronunciamento do Ministro Raupp: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VF6rrN9NAug

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com