Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 22/07/2013, às 16h40
Como fazer marketing digital sem gastar muito?

Engana-se quem pensa que marketing digital é algo acessível apenas às empresas de grande porte. É claro que, se você administra um negócio de pequeno ou médio porte, não será possível dispor dos recursos de uma companhia como a Coca-Cola, por exemplo, nem fazer campanhas deste padrão. Mas não se engane: dá para fazer muita coisa e gastando muito pouco (ou quase nada).

De todas as formas possíveis de divulgar seu negócio, o marketing digital é certamente uma das mais democráticas. Com ele, é possível pensar estratégias eficazes para empresas de todos os tamanhos e, mesmo que seu negócio não seja online, investir no meio digital ajuda a aumentar sua popularidade offline, seu volume de negócios e seus lucros.

Uma das maiores vantagens é poder falar com o consumidor final por meio, principalmente, de blogs e mídias sociais. A criação de contas nestes canais é gratuita e a segmentação em nichos o ajuda a se inserir em redes nas quais seu público-alvo já se encontra. A gratuidade de acesso aos canais, no entanto, não significa que basta sair por aí criando contas para começar a interagir, viu? É necessário planejar o que será dito e criar uma estratégia para localizar e alcançar seu público.

No caso dos blogs, além de interagir por meio da sessão de comentários ou atendendo a solicitações de sua caixa de mensagem, é preciso interagir com outros blogueiros para se popularizar e adquirir credibilidade. O primeiro passo do processo é a produção de conteúdo de qualidade, com informações que, de fato, interessem seu público e tenha relevância no seu nicho.

O mesmo vale para as redes sociais: é necessário produzir conteúdo de qualidade e interagir com os fãs e outras páginas ou contas relevantes à rede condizente ao seu negócio no meio digital. O diferencial aqui é a importância de conhecer as redes disponíveis (e não são poucas) para saber quais se adequam mais às suas necessidades e como melhor explorá-las a favor do seu negócio.

Uma estratégia de marketing integrada e bem estruturada tendo como base presença na blogosfera e mídias sociais pode substituir um site por um tempo razoável (caso você ainda não tenha tido recursos para planejar e construir um), embora seja sempre aconselhável colocar a criação de um site em pauta para aqueles que não possuem o canal ainda.

O mais importanteé ressaltar que marcar presença online e explorar o marketing digital acessível a todos é uma excelente opção para popularizar sua empresa e seus serviços. No entanto, é preciso estar pronto para interagir, e isso não inclui apenas receber elogios. Assim como aparecem clientes reclamando no balcão de sua empresa ou em seu canal telefônico de atendimento, eles aparecerão no meio digital e devem ser devidamente atendidos. Isso, ao contrário do que muitos pensam, não se deve a um suposto “excesso” de exposição, mas sim porque interagir com clientes faz parte do pacote de ter um negócio, seja ele online ou offline.

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com