Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 28/06/2013, às 13h53
Sistemas Wi-Vi podem “enxergar” através das paredes

Uma equipe de pesquisadores do MIT  trabalha hoje no desenvolvimento de um sistema chamado Wi-Vi, capaz de rastrear objetos e pessoas colocadas por detrás de paredes com tecnologia sem fios de baixo custo. O sistema poderá, mais tarde, a equipar smartphones ou dispositivos portáteis especializados, para missões de busca e resgate, ou policiais, de acordo com Dina Katabi, a professora no MIT que desenvolveu o Wi-Vi, juntamente com o estudante Adib Fadel.

Para Katabi usuários em geral poderão usar o WiVi, também. Por exemplo, alguém caminhando ao ar livre durante a noite com suspeitas de estar sendo seguido, poderá usá-lo para detectar uma pessoa atrás de uma cerca ou de uma esquina, defende.

A imagem produzida tem uma resolução muito baixa, e mais se assemelha à de um radar de um avião, do que de um sistema de raio-x mostrando detalhes. Contudo Katabi diz que ela e Adib estão trabalhando na melhoria da resolução, tornando-a mais alta. O objetivo é de que, algum dia, o sistema possa mostrar rostos reconhecíveis.

Antes disso, a sociedade deverá desenvolver políticas e legislação sobre a forma como a tecnologia deve ser usada.

Como funciona?

A Wi-Vi funciona enviando ondas de rádio WiFi através de uma barreira, medindo depois a maneira como são refletidas.

Funciona de maneira semelhante a um radar ou sonar, mas sem necessidade de equipamentos volumosos, caros e sem usar frequências restritas a estes sistemas, de acordo com Katabi. Cada vez que um sinal WiFi é reflectido por um objeto, a forma e a composição do objeto afeta o sinal retribuído.

Quando o sinal de WiFi atinge uma parede, a maior parte do sinal é refletido dela e apenas uma parte muito fraca reflete as pessoas do outro lado. Para contornar esta situação, a Wi-Vi transmite dois sinais de WiFi, um dos quais é o inverso do outro.

Quando um sinal atinge um objeto fixo, o outro elimina-o. Mas devido à forma como os sinais são codificados, não se anulam mutuamente para mover objetos. Isso faz com que os reflexos de uma pessoa em movimento sejam visíveis, apesar do muro entre a pessoa e o dispositivo Wi-Vi.

Este pode traduzir essas reflexões fracas e exibir em tempo real os movimentos das pessoas ou dos objetos.

 

Fonte: Idgnow

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com