Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 19/10/2012, às 11h48
Brasil é o 5º país que mais envia spam, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança Sophos mostra que uma em cada seis mensagens de spam presentes na sua caixa de entrada foi enviada da Índia.

O estudo aponta os 12 maiores produtores de spam do mundo no período de julho a setembro de 2012, e mostrou que a Índia é responsável por 16,1% de todos as mensagens indesejadas, seguida pela Itália (9,4%) e Estados Unidos (6,5%). O Brasil ficou em quinto lugar, logo depois da Arábia Saudita (5,1%), com 4% do total global.

Desde o início do ano a Índia ocupa o primeiro lugar, quando atingiu 9,3% e roubou a posição antes dada aos norte-americanos - que passaram a ocupar o segundo lugar, com 8,3%.

Vale lembrar que a Índia é berço de 5,3% de todos os usuários globais de internet, o que faz dela o terceiro maior país conectado, depois da China e dos EUA.

Os números sugerem que há a possibilidade de nem todos os spam serem enviados, necessariamente, de computadores localizados na Índia. Muitas máquinas podem ter sido transformadas em zumbis e fazem parte de botnets (redes maliciosas de computadores) "cuspidoras" de mensagens. Além disso, muitas máquinas desprotegidas também podem estar sendo alvo de ataques.

"O último relatório sugere que um número considerável de PCs  estão infectados por malwares que transformam máquinas em zumbis, controladas por cibercriminosos que ganham dinheiro ao enviar lixo eletrônico para promover 'produtos de origem duvidosa', ou simplesmente usar spam malicioso para infectar computadores", diz o especialista em segurança da Sophos, Graham Cluley. "Autoridades  precisam investir em educação em TI e fazer da segurança uma prioridade. Afinal, se os usuários de computadores no país são alvos constantes de spam, também se tornam potenciais vítimas ​​de outras ameaças on-line, tais como fraude.

Fonte

Recife Sites © Todos os direitos reservados - contato@recifesites.com