Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 08/06/2012, às 09h52
Twitter pode faturar seu primeiro bilhão de dólares em 2014

O Twitter poderár gerar até 1 bilhão de dólares em receita publicitária em 2014, segundo informação do jornalista Jon Erlichman divulgada no programa Street Smart, da Bloomberg Television. Os números de crescimento de receita, segundo ele, foram informados "em off" por duas pessoas próximas à companhia. O desempenho acelerado da receita publicitária do Twitter pode estar diretamente associado ao crescimento do faturamento do microblog com publicidade em plataformas móveis.

Segundo afirmou Dick Costolo, CEO do Twitter, esta semana num evento promovido pela The Economist, a empresa faturou mais com publicidade móvel em vários momentos do trimestre passado do que com publicidade web. Se o movimento se mantiver, o Twitter poderá ser uma das primeiras redes sociais a encontrar o "Santo Graal" do futuro da publicidade, ao conseguir monetizar a audiência que cresce exponencialmente em dispositivos móveis.

Recentemente, por exemplo, a dificuldade do Facebook em conseguir gerar receita com seus usuários móveis foi vista pelo mercado como um sinal de alerta sobre o futuro da companhia.

Um dos motivos para o sucesso do Twitter em plataformas móveis é o fato de sua publicidade ser harmônica com experiência do usuário em qualquer plataforma, já que está integrada no feed de tweets dos usuários, como tweets patrocinados e hashtags pagas por anunciantes. Adicionalmente, o Twitter permite que os anunciantes escolham comprar publicidade específica para iPhone ou equipamentos Android. Em janeiro de 2012, 55% ds usuários de Twitter acessaram o serviço usando algum dispositivo móvel.

No caso do Facebook, a publicidade ainda está num formato próprio de web e a empresa bate cabeça para achar um modelo compatível com a plataforma móvel. O resultado é que em 2011 o Facebook gerou 85% da sua receita de 3,7 bilhões de dólares in publicidade na web, mas nada vindo das plataformas móveis, ainda que 425 milhões dos seus 845 milhões de usuários ativos em dezembro de 2011 tivessem acessado o site via algum dispositivo móvel.

A primeira incursão do Twitter em publicidade foi em 2010. Em 2012, o site liberou uma plataforma de compra de anúncios selft-service, mirando pequenas empresas e aguçando o interesse de anunciantes interessados em falar diretamente com uma audiência cativa de 140 milhões de usuários. “Anunciantes que já experimentaram alguma oportunidade de publicidade no Twitter ficaram satisfeitos", disse Nate Elliott, analista da Forrester Research ao site GigaOm.
Se conseguir mesmo faturar 1 bilhão de dólares em 2014, o Twitter terá sido o "mais atrasado da turma" em atingir o número mágico. O Google fez seu primeiro bilhão cinco anos após ter sido lançado, enquanto que o Facebook faturou seu primeiro bilhão seis anos após sua fundação. O Twitter, em 2014, terá oito anos de idade. Mais velho, é certo, mas pelo desempenho com o cenário móvel, mais sábio e mais eficiente em aproveitar o movimento de seus usuários.

Fonte

Recife Sites © Todos os direitos reservados - contato@recifesites.com